4ª ONDA DA COVID-19 SAÚDE MENTAL

A 4ª onda da Covid-19 se trata do aumento de transtornos mentais causados pelos efeitos da pandemia, isso não significa que acontecerá em quarto lugar, na verdade sua crista já começou a se levantar desde o primeiro caso do Coronavírus no mundo.

É alarmante os dados que apontam o número de transtornos mentais, ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e tantos outros transtornos que são consequência psíquica da pandemia que desafiam o sistema de saúde mundial.

Os transtornos mentais são caracterizados por uma série de elementos que afetam o indivíduo, sua rotina e a relação com os outros. As esferas sociais, ambientais, políticas, econômicas; o estresse e a exposição a perigos podem desencadear pensamentos, percepções, emoções e comportamentos geradores de sofrimento.

Saiba um pouco sobre as demais ondas. A 1ª onda é a sobrecarga do sistema de saúde e o número de casos de pessoas infectadas pelo vírus; a 2ª onda são emergências não Covid-19 como infartos e acidentes que podem ser desassistidos por falta de profissionais e leitos que estão esgarçados pelo atendimento da primeira onda; a 3ª onda é a não busca de tratamentos preventivos como diabetes, hipertensão e obesidade, gerando um crescimento descompensamento nas doenças crônicas, e a 4ª onda é o aumento de casos de transtornos mentais.



Tais instabilidades alavancam as incertezas e medos na humanidade, com vários agravamentos de saúde física e mental, por isso é necessário práticas e realizações que promovam a saúde mental. A sociedade e os profissionais devem se mobilizar para geração de informações e conteúdos relevantes que atinjam o maior número de pessoas possíveis; vou citar 03 ações que podem favorecer a saúde mental.

  1. Autoconhecimento: Perceba como você está, os conflitos, incômodos e sofrimentos que você sente e busque ajuda.

  2. Rede de Apoio: Mesmo com isolamento, busque reatar vínculos e laços com amigos e familiares, faça ligações, mande mensagem ou chamadas de vídeos e traga à memória momentos gratificantes e felizes que passaram juntos.

  3. Ajuda Profissional: Procure na rede pública, privada ou nas instituições por profissionais da saúde mental, as universidades, os planos de saúde e os psicólogos particulares atendem na modalidade online e pode te oferecer um espaço de acolhimento, escuta e sigilo. Dependendo da gravidade do seu caso é necessário o uso de medicamentos, procure um psiquiatra e siga suas recomendações, ele irá examinar seu caso e receitará a dose e o remédio que poderá amenizar significativamente seus sintomas.


Gratidão, amor, fé, esperança e solidariedade são bem vindos para a alteração de consciência, se desligar das notícias ruins, procurar um hobby, gerenciar seu tempo, meditar, louvar, cantar, orar, brincar, rir e se divertir, são atividades alternativas que podem te fortalecer e beneficiar vocês e as pessoas que estão ao seu redor.

A saúde mental não tem classe social nem hierarquia, ela precisa ser cuidada em todo o tempo e por todas as pessoas e em qualquer faixa etária; com esforço coletivo podemos achatar a curva da 4ª onda, diminuir os agravamentos e sintomas dos transtornos mentais.



Vamos juntos, vamos todos, vamos nós




Eliane Colombo Nomura - Psicóloga Online - CRP 08/27784

e-mail: colombonomura@gmail.com | site: www.nomurapsicologa.com.br

WhatsApp agende seu horário (44) 9.9910-7202



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo