Menstruação com Emoção



É comum receber queixas sobre alterações emocionais em mulheres em idade reprodutiva.

O ciclo menstrual pode provocar irritabilidade, a falta de paciência em lidar até com pequenas coisas; brigas, chateação e desentendimentos podem ocorrer nesses momentos de instabilidade.



Menstruação e as emoções
Menstruação

Mulheres que já sofrem com diagnóstico de depressão percebem que o ciclo menstrual pode potencializar o transtorno depressivo; e quando estão em tratamento psicológico tendem a perceber tal alteração mais facilmente; e com isso procuram alternativas, atividades, e novos hábitos para tentar amenizar os sintomas.


Aparecem também relatos de alteração geral no humor, uma hora estão mais animadas e outras mais desanimadas, ansiosas ou indispostas.


Todas essas alterações e muitas outras podem interferir nas relações com o pessoal do trabalho, no rendimento das tarefas, na vida romântica e amorosa e na percepção de si.


Tais alterações podem estar ligadas a quantidade de hormônios liberados ou retidos no organismo, a deficiência de progesterona e excesso de estrógeno, deficiência de vitamina B6 e tantas outras alterações somadas aos estresse do dia a dia, precisam ser levadas em consideração para buscar estratégias que atenuem dores e sofrimentos e traga para vida mais satisfação e sensação de bem estar.


Não se culpe se você não sabia disso, agora você tem a oportunidade de se conhecer melhor e cuidar mais de si sem tanta culpa e julgamento, pois a menstruação pode ser com emoção.




Eliane Colombo Nomura - Psicóloga Online - CRP 08/27784

e-mail: colombonomura@gmail.com | site: www.nomurapsicologa.com.br

WhatsApp agende seu horário (44) 9.9910-7202 Instagram @nomurapsicologa


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo