Psicóloga Cristã e Psicologia Laica


crucifixo e partitura sacro santo
Psicóloga Cristã

Podemos considerar que haja um número significativamente representativo de cristãos no Brasil, estes podem procurar profissionais que tenham conhecimento e experiência referente ao Cristianismo, mas assim como o Brasil a Psicologia é laica, garantindo liberdade de crença ou não crença a quem procura tratamento psicológico.

O Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o veda “induzir a convicção política, filosófica, morais, ideológica, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer preconceito, quando do exercício de suas funções”.

A religiosidade, espiritualidade e a fé fazem parte do cotidiano de nossa cultura e contribui para a construção da subjetividade de cada um.

Devido a questões sócio-históricas de colonização e fundação do Brasil, até os dias de hoje existem feriados nacionais que celebram o cristianismo, por exemplo, Natal, Páscoa, Dia da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida, Finados e muitos outros. Uma das justificativas de se manter esses feriados é que segundo o censo de 2010,  86,8% dos brasileiros são Cristãos. Dentro deste contexto social, não é raro a procura por “Psicólogo Cristão”.

Entre tanto é importante frisar que a/o psicóloga/o deve promover a liberdade, dignidade, igualdade e integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo