RELACIONAMENTO SAUDÁVEL



Cada um precisa do seu espaço!


Em um relacionamento deve-se considerar a individualidade de cada um, cada um deve buscar o seu valor, aquilo que lhe agrada, ter seus hábitos e costumes respeitados.


Eu sempre digo aos meus pacientes: “um bom relacionamento é o equilíbrio entre as coisas que admiramos no outro e as coisas que não suportamos (“os defeitos”)”; se essas duas coisas mesmo que distintas estiverem em harmonia certamente os conflitos no relacionamento poderão ser amenizados.


Em relacionamentos abusivos por exemplo, o controle e o desejo de transformar a pessoa “amada” em algo que lhe satisfaça plenamente, pode gerar violência e agressões, sendo que de fato “se alguém não lhe agrada” se você não suporta os “defeitos” dela, seria muito mais saudável seguirem caminhos separados e deixar espaço para novas experiências.


Mas para abandonar o apego e a ideia de controlar o outro exige certa maturidade, porque a fantasia e a ilusão de “aquela é a pessoa certa” faz com que você queira “acertar” aquilo que te incomoda nela; mas essa é uma das maiores ilusões e causa de sofrimento, porque as únicas pessoas que temos real “controle” somos nós mesmo. Mas venhamos e convenhamos, quem consegue se controlar a si mesmo? Acredito que ninguém!



Então as suas imperfeições não podem ser motivos para querer controlar o outro, tirando dele (o outro) sua individualidade, hábitos e costumes, para que ele (o outro) preencha seu vazio existencial.



O que achou dessa conversa de hoje? Fez sentido?



Comente, compartilhe, converse comigo, obrigada por me acompanhar.




Eliane Colombo Nomura - Psicóloga Online - CRP 08/27784

e-mail: colombonomura@gmail.com | site: www.nomurapsicologa.com.br

WhatsApp agende seu horário (44) 9.9910-7202 Instagram @nomurapsicologa


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo