TERAPIA ONLINE PARA IDOSOS

Mais do que nunca os idosos estão em busca por um espaço de expressão e fala, em tempos de isolamento social e perdas relativas ao próprio fluxo da vida; a saúde mental dos idosos precisa de mais atenção.

Filhos têm me procurado, principalmente diante do luto; a dor da perda, a falta daquela pessoa significativa pode causar um comportamento de introspecção, o idoso se volta para dentro e apresenta dificuldade em se movimentar na vida, nas atividades rotineira, pode apresentar um olhar distante e disperso e até um desânimo na fala e a perda da argumentação, em algumas situações apenas palavras de tristeza e queixas sobre a vida.

É muito sofrido ver quem a gente ama sofrendo, por isso que quem está perto, e já fez de tudo vai busca de psicólogos; no entanto com toda essa mudança causada pela pandemia, existe um novo desafio, o de introduzir o idoso ao ambiente virtual, ao atendimento online.

Ensinando o idoso nas novas mídias
Ajude seu idoso

A dica que eu dou é que a pessoa responsável pelo idoso, prepare uma mesa com o equipamento da vídeo chamada; num ambiente privado; agendamos o horário, eu envio o link da sala virtual e o responsável acessa; fazemos as apresentações necessárias e o responsável sai do ambiente e deixa o idoso no seu momento particular, ético e sigiloso que é o ambiente terapêutico. Desta forma o psicólogo online conduz a sessão; ouve e questiona; levando o paciente à uma reflexão em busca de uma ressignificação da experiência vivida do idoso que está gerando o sofrimento. A sessão por si só, o acolhimento em si é terapêutico:

O resultado inicial é o encontro!

É como aquela pessoa se sente ao estar com um profissional e como ela se sente em falar de si.

O atendimento psicológico ao idoso é um ato de amor, porque depende de uma rede de relações, depende de outras pessoas para acontecer, depende de respeitar o espaço do idoso, de deixar ele ter seu momento junto ao psicólogo e de permitir que ele se expresse nesse novo espaço existencial, introduzindo o idoso no neste mundo novo e atual.

Terapia para idosos
Psicóloga Online

Filhos, netos, cuidadores e responsáveis podem contribuir para a saúde mental do idoso ao seu lado promovendo ações para qualidade de vida dele.

Eliane Colombo Nomura - Psicóloga Online - CRP 08/27784

e-mail: colombonomura@gmail.com | site: www.nomurapsicologa.com.br

WhatsApp agende seu horário (44) 9.9910-7202


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo